sexta-feira, agosto 05, 2005

 

O Regresso de D. Sebastião

É verdade, D. Sebastião vai regressar, embora seja necessário fazer uns upgrades à lenda...

Aqui ficam as minhas sugestões:

-Para começar temos que esquecer aquela velha situação da manhã de nevoeiro... Hoje em dia isso não faz sentido. Vamos então começar a nova lenda com «Num fim de tarde enfumaçado, após terem ardido mais uns milhares de hectares de floresta sem que os bombeiros nada pudessem fazer devido à falta de meios...»

-Vamos também reformular a imagem do nosso D. Sebastião. O D. Sebastião dos nossos tempos tem que ser alguém com bastante idade, pois o original já desapareceu à muito tempo. Assim, para sermos coerentes, vamos escolher alguém na casa dos 80 anos. Segundo a lenda D. Sebastião virá montado num cavalo branco; mais uma vez, com vista a construir uma lenda moderna coerente, e tendo em conta que a esperança média de vida dos cavalos é menor que a dos seres humanos e que não queremos cavalos zombie, temos que dar a volta à questão. Então vamos substituir «montado no seu cavalo branco» por «com o vento pesado sobre os seus cabelos brancos...»

-Uma sondagem feita por uma Instituição sem a menor credibilidade (Eurosondagem), pelo menos nos meandros da nossa Tasca, veio dizer que «A maioria dos portugueses entende que Mário Soares deve candidatar-se de novo à Presidência da República.» Ao ler esta notícia fiquei deveras surpreendido e fui analisar os resultados em questão: «Dos inquiridos, 43,7 por cento responderam sim à pergunta “Mário Soares deve candidatar-se de novo à Presidência da República?”, quando 39,6 por cento disse não (16,7 por cento não soube ou não quis responder).» Enfim... chama-se a isto "Jornalismo sensacionalista", ou melhor "Jornalismo Português", mas isso daria um outro post. Voltando ao nosso D. Sebastião eu fiquei então sem dúvidas sobre quem se encaixa exactamente no perfil que desenhámos. Mário Soares é o D. Sebastião dos Tempos Modernos!

Vamos então agora tentar desenhar um esboço da Lenda do D. Sebastião Soares:

«Num fim de tarde enfumaçado, após terem ardido mais uns milhares de hectares de floresta sem que os bombeiros nada pudessem fazer devido à falta de meios, eis que, vindo do horizonte perdido de chamas, surge imaculado o tão desejado D. Sebastião Soares, com o vento pesado sobre os seus cabelos brancos, o seu porte cansado e gasto...»

Fica agora o repto: dêem sugestões para terminarmos esta Lenda dos Tempos Modernos.

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


referer referrer referers referrers http_referer