terça-feira, julho 26, 2005

 

O buraco de Sócrates

Os Primeiros-Ministros de Governos Socialistas são peritos na criação de "elefantes brancos"... Depois de Guterres, Sócrates prepara-se para deixar os seus próprios buracos nas contas públicas da Província. Um estudo divulgado hoje estimou que os projectos do Aeroporto da Ota e do TGV vão custar cerca de dez mil euros a cada contribuinte, o que dá em média dois mil euros por cidadão. Numa altura em que muitos sectores da sociedade se posicionam contra estas obras públicas, devido a diversas caracterísicas dos projectos, nomeadamente a possibilidade de retorno financeiro dos investimentos, o Governo terá forçosamente de repensar a sua posição de forçar investimentos cegos em nome de um crescimento económico que já muitos conceituados economistas duvidam que se verifique.
E agora, será que Sócrates vai abdicar de deixar a sua 'marca' no país? Será que estes investimentos realmente se justificam? Não haverá outras áreas prioritárias em que o Governo deverá centrar a sua atenção? O que mais me revolta é que se façam investimentos públicos e controversos à custa de um aumento irracional dos impostos cobrados aos cidadãos... Será que NÃO realizando estas obras não seria possível a mais curto prazo reduzir, por exemplo a Taxa de IVA para 19% ou 17%? Será que não seria mais fácil reduzir o défice das contas públicas?
Isto é uma questão que merece uma análise bem fundamentada e detalhada ao custo de oportunidade. O que é que estimularia mais a economia: estes investimentos públicos ou uma diminuição do peso do Estado na Economia e consumidores com maior poder de compra?

Comments: Enviar um comentário

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?


referer referrer referers referrers http_referer